Com uma marcha de mulheres na tarde desta quarta-feira, 18, que iniciou na Praça da Revolução e terminou no Novo Mercado Velho foi dada a largada da grande programação do Festival de Artes Negras (Fanegras 2015), que acontece dentro do Mês da Consciência Negra, com atividades realizadas até o próximo dia 29.
O Fanegras 2015 é promovido pela prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seadpir), em parceria com o Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo do Estado.
Fizeram parte da marcha das mulheres, em Rio Branco, representantes de diversos movimentos sociais ligados ao combate ao racismo, à intolerância e o preconceito, além de grupos de capoeira da nossa cidade. No Novo Mercado Velho os participantes da marcha acompanharam um show musical do grupo Amigos do Samba.
Durante a marcha, as mulheres negras exigiram, além do fim do racismo e das discriminações e da violência contra elas, também uma reparação histórica da dívida que a Nação brasileira tem com as mulheres negras e o fim do genocídio de mulheres, jovens e crianças.
Uma apresentação de capoeira do grupo Maculelê também fez parte da programação. Durante as comemorações do Mês da Consciência Negra acontecerão ainda desfiles de moda afro, concurso de miss e mister beleza negra e dança afro, com apresentação de imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos.
Dentro da programação, haverá ainda jogos africanos, apresentação de escolas que desenvolvem projetos com a temática da igualdade racial, ato ecumênico, missa afro, culinária afro, uma sessão solene na Assembleia Legislativa e a exposição e venda de artesanatos, que acontece na Feira de Economia Solidária, no Novo Mercado Velho.
Para fechar as comemorações do mês da Consciência Negra em Rio Branco, acontecerá no dia 29 de novembro um show da cantora e ativista Leci Brandão, no Novo Mercado Velho. A programação faz parte das ações que a Prefeitura de Rio Branco desenvolve na implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial.
Segundo a secretária-adjunta de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Elza Lopes, o Mês da Consciência Negra é muito importante porque é o momento em que a Prefeitura de Rio Branco estará dando visibilidade as ações e também a cultura da própria população negra em nossa cidade.
“Esse festival da cultura negra é mais um trabalho da Prefeitura de Rio Branco para promover a igualdade racial, para dar visibilidade aos negros em nosso Estado, que representam setenta e dois por cento dos acreanos. Então, temos que dar visibilidade a essa população”, afirmou a secretária-adjunta.