A Feira do Mês da Consciência Negra segue na Praça da Bandeira, no Novo Mercado Velho, até o próximo dia 29 de novembro. A feira é realizada pela Prefeitura de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Solidária (COMTES) com apoio do Fórum Estadual de Economia Solidária e o SEBRAE, Governo do Estado através da Secretaria de Pequenos Negócios. “Estamos comemorando o Mês da Consciência Negra com empreendimentos apresentando elementos afros ligados à culinária, vestuário, artesanato, cerâmica e outros”, explicou Edna Paro, coordenadora da COMTES.
No Mercado Velho, na Praça da Bandeira, 148 empreendimentos estão envolvidos na Feira do Mês da Consciência Negra e outros 85 estão espalhados pelos bairros Cadeia Velha, Parque do Tucumã, Belo Jardim e Taquari nas Feiras de Talentos. No local, os visitantes podem aproveitar de comidas regionais, artesanatos, plantas, flores e produtos hortifrutigranjeiros. A Feira é parte da programação do Mês da Consciência Negra com atividades coordenadas pela Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR) e diversos parceiros.
Em Rio Branco, a economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. “Estamos convidando a todos participarem da Feira do Mês da Consciência Negra, todos os dias de novembro, a partir das 17h, no Novo Mercado Velho, no centro”, enfatizou Edna Paro.