A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul (AC) informou que o primeiro caso suspeito de chikungunya, no Vale do Juruá, divulgado no ultimo domingo, dia 22, vai continua sob investigação especializada. Agora, mesmo negando que o caso tivesse sido confirmado, o da paciente foi enviado para o Laboratório Central (Lacen) em Rio Branco (AC), onde deve passar pela análise.
Inicialmente, a informação repassada era de que o material colhido pelos médicos seria encaminhado à capital do Estado do Pará, Belém, onde seria analisado pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).
Como já noticiado pelo ac24horas no início da semana, a mulher apresentou febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, sonolência e cansaço logo depois que chegou a Cruzeiro do Sul. Ela está estável e é acompanhada de perto.
Em março deste ano quatro casos suspeitos da doença foram registrados também em Rio Branco, mas a confirmação não havia sido divulgada pelo governo até última segunda, quando foram negadas.
DOENÇA
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.