Sebastião comunica criação de força tarefa contra o desmatamento

O governador do Acre, Sebastião Viana, comunicou em sua página no Facebook a criação de uma força tarefa permanente formada por Estados da Amazônia com o objetivo de zerar até o ano 2018 o desmatamento ilegal na região.
Sebastião Viana e outros governadores da Amazônia, entre eles o de Mato-Grosso, Pedro Taques, e do Amazonas, José Melo, participam da COP 21, em Paris, na França.

“Criamos uma força tarefa permanente para tentar entregar essa meta de desmatamento ilegal zero em 2018. Sozinhos não teremos êxito nenhum. Os estados amazônicos precisam atuar juntos, e com o governo federal. O Acre conseguiu reduzir 10%. Estamos no acumulado de 62% e já anunciamos aqui que vamos assegurar 100% do fim do desmatamento ilegal na Amazônia até 2018, enquanto os estados estão apontando uma redução de 80% até 2020. Em 2020 não queremos ter desmatamento nenhum, a não ser desmatamento residual em nosso território, porque temos uma luta como se fosse a afirmação de uma cultura, de um valor civilizatório, um valor de comunidade, de vida pessoal”, disse Viana.

A Conferência do Clima da ONU, a COP21, vai até sexta-feira e tenta fechar um acordo climático envolvendo todos os países, que terão metas a cumprir na tentativa de desacelerar o ritmo do aquecimento global.

O principal objetivo é manter a temperatura global até 2ºC acima dos níveis pré-industriais, meta considerada aceitável por ambientalistas.

O encontro, que ocorre em Le Bourget, na periferia de Paris, reúne não apenas governantes e negociadores como também membros da sociedade civil.

Compartilhar