Após seis meses de investigação a Polícia Civil do Estado Acre deu cumprimento nesta quarta-feira, 9, a 44 ordens judiciais, sendo 43 mandados de prisões e um de busca e apreensão, contra pessoas envolvidas com organização criminosa. Cem homens de diferentes regionais da polícia civil participaram da operação.
A ação foi batizada de “dínamo”, com base na origem morfológica da palavra grega dinamis, pois visa afetar a força motriz (finanças) do crime organizado no Acre. Das 43 ordens de prisão 32 foram efetivadas nesta manhã. Há meses a PC, realiza acompanhamento de criminosos dentro e fora dos presídios do estado, que; isolados ou em conluio buscam causar ruídos a paz social, seja pelo emprego de roubo, furto, tráfico de drogas e de armas.
Essa investigação contínua do Estado/Polícia permitiu que as forças de segurança pública debelassem, em curto espaço de tempo, uma série de ataques promovidos criminosos no início do mês de outubro deste ano. Naquela oportunidade 42 pessoas foram presas, outras 25 foram transferidas para presídios federais fora do Acre.
Em prosseguimento com as investigações a Polícia Civil, alcançou outras 43 pessoas. Vinte e quatro mandados de prisões foram cumpridos nas unidades penitenciárias Antônio Amaro Alves, Francisco De Oliveira Conde e Centros Socioeducativos da capital. A Polícia Civil busca outras 19 no Estado e fora do país com ajuda da Interpol [Polícia Internacional], porque, envolvidos deixaram o Brasil, antes das expedições das respectivas ordens de prisões.