Ex-prefeito Angelim fala sobre avanços no enfrentamento à violência contra a mulher no Encontro de Prefeitos

O ex-prefeito de Rio Branco e ex-presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC),  Raimundo Angelim,  é o convidado especial da Presidência da República para palestrar no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas que começou nesta segunda-feira, 28, e vai até o próximo dia 30 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

“É com grande satisfação que informamos que V. Excelência foi selecionada  para apresentar experiência de seu município  para apresentar experiência de seu município na área de Direito e Cidadania relativo ao  Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, diz o convite assinado por Olavo Noleto Alves, subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Iniciado com a presença de mais de 20 mil pessoas, o  Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas é uma agenda da Presidenta Dilma Rousseff e  tem como objetivo subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos, ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável. O evento, cujo tema é “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, reúne  os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.

A iniciativa faz parte das ações de apoio à gestão local e garante a continuidade do diálogo direto e republicano entre Governo Federal e governos municipais que teve início em 2003, com a criação do Comitê de Articulação Federativa. Esse diálogo assegurou importantes conquistas e benefícios para os Municípios. “Concluí minhas férias e viajei a Brasília. Fiquei muito contente pelo convite”, disse Angelim, que participa ainda de um bate-papo com os gestores de todo o Brasil no dia 30, no Auditório Águas Claras.

 Com Angelim, Casa Rosa Mulher foi altamente reconhecida

Além de apresentar os principais programas do Governo Federal executados em parceria com os governos municipais, como Brasil sem Miséria, PAC 2, Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos, entre outros, o evento irá oferecer oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, e apresentar boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas. Também foram organizadas publicações como: orientações para e início de mandato, catálogo de programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras e revista sobre os programas e ações do Governo Federal. Nesse contexto, a presença de Angelim é motivo de orgulho para a população de  Rio Branco. Sua gestão foi altamente reconhecida no País e o exterior pela política de enfrentamento à violência contra a mulher. Sobretudo, a Casa Mulher, o núcleo dessa experiência, recebeu vários prêmios pelo modelo de promoção da paz e da cidadania em Rio Branco.

 

 

 

Compartilhar