Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
O presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Adair Longuini instalou a Vara de Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul e lançou o projeto de revitalização do Centro Cultural do Juruá, na tarde de ontem (quarta-feira, 30), em cerimônia no município.
A cidade que contava com duas varas criminais e duas varas cíveis, contará com a quinta vara especializada que concentrará os processos que envolvam crimes contra crianças e adolescentes, unidade autônoma que terá um juiz especifica para atender a demanda.
O projeto de revitalização do Centro Cultural do Juruá, que teve como idealizador o curador do patrimônio histórico e cultural do Poder Judiciário Acreano, desembargador Arquilau de Castro, que quer “a história de cruzeiro do Sul contada através de objetos”.
Segundo Arquilau de Castro foi necessário demolir o prédio do antigo Fórum Criminal, para preservar a construção mais antiga de Cruzeiro do Sul. O Centro Cultural do Juruá funcionará no prédio que abrigou a prefeitura em 1912 e o Fórum Rego Barros em 1914.
A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. O vice César Messias representou o governado Sebastião Viana (PT). Os desembargadores Adair longuini e Cezarinete Angelim também participaram do evento promovido pelo TJ Acre.