Primeira sessão legislativa na Câmara foi sem novidades

Jairo Carioca – da Câmara Municipal de Rio Branco
jscarioca@gmail.com

Os 17 vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco voltaram aos trabalhos nesta sexta-feira (1). Para a maioria, onze vereadores, foi o primeiro dia de trabalho, mas com exceção dos novos assessores que lotaram a galeria, nenhuma novidade marcou o retorno parlamentar. Nem mesmo o discurso do prefeito Marcus Viana conseguiu quebrar o protocolo e arrancar aplausos dos presentes.

Entre os parlamentares, apenas o vereador Juracy Nogueira (PP) é o único da legislação de 2004. E ele fez questão de frisar esse detalhe em seu discurso como líder do PP. Entre os mais antigos voltaram aos trabalhos os vereadores: Gabriel Forneck (PT), Marcelo Jucá (PSB), professor Roger (PSB), Alonso Andrade (PSDB) e Raimundo Vaz (PRP), todos reeleitos nas eleições de 2012.

Em entrevista coletiva, o presidente da Câmara, professor Roger (PSB), disse que a expectativa é de um ano produtivo e de muitos resultados para a sociedade.

“Nossa expectativa é de muito trabalho, recebemos um número grande de novos vereadores e esse misto com os mais antigos promete muito. Nosso ideal é fazer um trabalho sério e comprometido com os interesses da coletividade”, disse Roger.

Dos novos parlamentares, apenas as vereadoras Graça da Baixada (PSDC) e Eliane Sinhazique (PMDB) utilizaram a tribuna como líderes de partidos. A vereadora Graça leu seu discurso dedicado muito mais a agradecer do que falar sobre plataforma de trabalho.

Quem arrancou aplausos da galeria e quebrou o protocolo foi a vereadora Eliane Sinhazique. Como líder do PMDB, ela exigiu espaço na titularidade da CCJ e pautou seu mandato para o interesse da coletividade. No mesmo tom, o vereador Raimundo Vaz (PRP) garantiu fazer uma oposição construtiva.

O líder do PSDB, vereador Rabelo Góes, cedeu seu espaço como líder de bancada para o vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Alonso Andrade (PSDB), o mais antigo entre a bancada tucana. Alonso voltou a rasgar elogios ao prefeito Marcus Viana e pediu atenção dos secretários representados na sessão pelo chefe da Casa Civil, André Kamai, às reivindicações dos vereadores.

A reunião das bancadas e a escolha da presidência e vice-presidência das comissões foi o único movimento que quebrou a rotina no primeiro dia legislativo.

As composições ficaram da seguinte forma:

1 – Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.

Artêmio Costa (PSDC)/presidente e Lira Morais (PSB)/vice-presidente. Membros permanentes: Gabriel Forneck (PT), Eliane Sinhasique (PMDB), Clézio Moreira (PSDB). Membros suplentes: Fernando Martins (PCdoB) e Juracy Nogueira (PP).

2 – Comissão de Orçamento, Fiscalização e Finanças.

Fernando Martins (PCdoB)/presidente e Marcelo Macêdo (PT)/vice-presidente. Membros permanentes: Manuel Marcos (PRB), Raimundo Vaz (PRP) e Juracy Nogueira (PP). Membros suplentes: Marcelo Jucá (PSB) e Alonso Andrade (PSDB).

3 – Comissão de Urbanismo, Trânsito e Transporte.

Gabriel Forneck (PT)/presidente e Manuel Marcos (PRB)/vice-presidente. Membros permanentes: Artêmio Costa (PSDC), Roselane Jardim (PRP) e Clézio Moreira (PSDB). Membros suplentes: Marcelo Jucá (PSB) e Raimundo Vaz (PRP).

4 – Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente.

Rose Costa (PT)/presidente e Graça da Baixada (PSDC)/vice-presidente. Membros permanentes: Fernando Martins (PC do B), Roselane Jardim (PRP), Alonso Andrade (PSDB) – Membros suplentes: Lira Morais (PSB) e Rabelo Góes (PSDB).

5 – Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Criança e Adolescente e Juventude.

Marcelo Jucá (PSB)/presidente e Graça da Baixada (PSDC)/vice-presidente. Membros permanentes: Rose Costa (PT), Rabelo Góes (PSDB), Raimundo Vaz (PRP). – Membros suplentes: Marcelo Macêdo (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB).

6 – Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Lira Morais (PSB)/presidente e Manuel Marcos (PRB)/vice-presidente. Membros permanentes: Marcelo Macêdo (PT), Eliane Sinhasique (PMDB) e Clézio Moreira (PSDB).  – Membros suplentes: Artêmio Costa (PSDC) e Roselane Jardim (PRP).

7 – Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher

Rose Costa (PT)/presidente e Roselane Jardim/vice-presidente. Membros permanentes: Graça da Baixada(PSDC), Eliane Sinhasique (PMDB), e Manuel – Membros suplentes: Artêmio Costa (PSDC)  e Rabelo Góes (PSDB)

Ouvidoria da Câmara

Marcelo Jucá (PSB)/presidente e Alonso Andrade (PSDB)/vice-presidente.

 

Compartilhar