André Gonzaga (Assessoria FEM)
A semana de cinema da Filmoteca Acreana, localizada na Biblioteca Pública Estadual (www.facebook.com/bpeac), começou na última segunda-feira, 4, com a exibição de “O Príncipe das Sombras”. Hoje, 5, será apresentado “Os Condenados”, com sessão permanente às 19 horas. Jack Conrad (interpretado por Steve Austin) está no corredor da morte de uma prisão corrupta da América Central. Lá, ele é comprado por um produtor de TV que planeja fazer um reality show ilegal. Levado para uma ilha deserta, o personagem se encontra preso em uma luta mortal com outros nove assassinos, vindos de diversos países, que estão condenados à morte.
A sessão de quarta-feira, 6, contempla o gênero dramático em “A Menina Santa”. Josefina (Julieta Zylberberg) pertence a uma família conservadora, enquanto a mãe de Amália (Maria Alche), Helena (Mercedes Morán), é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as adolescentes se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois Amália conhece o doutor Jano (Carlos Belloso), que participa de uma conferência médica no hotel de sua família, em La Ciénaga, na Argentina. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado.
O público conhecerá o romance proibido de Atafeh e Shireen na quinta-feira, 7. O filme é ambientado na cidade de Teerã (Irã), lugar onde as mulheres são tratadas com inferioridade pelos homens. Por serem liberais, as jovens sofrem diversos tipos de repressão, inclusive por conta de Mehran, irmão de Atafeh, um ex-viciado em drogas que se converteu ao Islamismo e é obcecado por Shireen. Dirigido por Maryam Keshavarz, “Circumstance” arrecadou o Prêmio do Público, no gênero drama, no Festival Sundance de Cinema 2011, no estado de Utah (EUA).
Fechando a semana, “Perfume – A História de um Assassino” estará em cartaz na sexta-feira, 8. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) é abandonado pela mãe (Birgit Minichmayr) após o seu nascimento, em um mercado de peixe, na Paris de 1738. O garoto é entregue a Madame Gaillard (Sian Thomas), uma exploradora de crianças órfãs. Já crescido, o rapaz descobre que tem o dom incomum de diferenciar os mais diversos odores existentes e torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman). Rapidamente Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novas fragrâncias, revitaliza a perfumaria. Cada vez mais interessado em manter o odor de forma permanente, ele começa a usar seres humanos.