No começo deste mês o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), assinou a ordem de serviço autorizando a construção de seis unidades de saúde e cinco academias de saúde no município. Nesta semana, os trabalhos foram iniciados.
No primeiro momento estão sendo erguidas as unidades da zona urbana: Carlos Afonso, localizada na Rua Monsenhor Távora/esquina com a Cunha Vasconcelos e Aguinaldo Nunes, situada em frente à escola Messias Rodrigues, bairro da Pista. Cada unidade custará 281.665,82 mil reais e deverão ser entregues ainda em 2013.
Nos próximos dias, as ações deverão se estender à zona rural de Sena Madureira, precisamente à comunidade Cazumbá, rio Caeté e ao seringal Recife, rio Iaco. Além desses dois locais, serão implantados postos de saúde ainda no projeto de assentamento Favo de Mel e na comunidade Boca do Caeté.
No projeto consta também, a implantação de cinco academias de saúde que funcionarão nas próprias unidades de saúde, abrangendo os bairros: Bom Sucesso, Bosque, Ana Vieira, Eugênio Areal e Segundo Distrito.
As construções estão a cargo das empresas (Construtora Novo Tempo, construtora Moreira da Costa e construtora Canário e Rosa), que pertencem a empresários de Sena Madureira.
O projeto das unidades de saúde foi iniciado na gestão do ex-prefeito Nilson Areal e agora está sendo colocado em prática.