A sociedade acreana conta a partir dessa semana com o sistema que calcula o valor total pago em impostos, taxas e contribuições pelos brasileiros, o Impostômetro que passou a ser divulgado na página na internet da Associação Comercial do Acre (Acisa). Essa é uma das inovações do novo presidente do órgão, o empresário Celestino Oliveira.
Até a manhã desta quinta-feira (28) o brasileiro já pagou R$ 181 bilhões em impostos. O cronometro não para de registrar o que Celestino classifica como alta carga tributária que, segundo ele, “seria mais do que suficientes para atender todas as demandas sociais, caso esses recursos fossem corretamente aplicados”, comentou.
Os dados são transmitidos através da Associação Comercial de São Paulo. No ano passado o indicador alcançou R$ 1,95 trilhão. Celestino afirma que em sua gestão vai procurar informar e qualificar o empresariado na tentativa de oferecer caminhos para vencer a crise.
No final do ano passado o empresário Jurilande Aragão, que assumia a presidência da Acisa, afirmou que o ponto mais agudo da crise financeira seria sentida após o Carnaval. Além de concordar com a análise de seu antecessor, Celestino afirma que a crise é política. Ele criticou as medidas provisórias editadas pelo governo federal mudando regras de impostos e aumentando a carga tributária.
“Essa crise é política, o Brasil é um país rico e muito grande, dependemos exclusivamente do entendimento no Congresso Nacional para voltarmos ao crescimento, afirmou.
Para acessar o indicador: http://www.acisaac.org.br/