Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Com informações do TRE-Acre
Rio Branco está entre os 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal que iniciam este ano o recadastramento biométrico de quase 10 milhões de eleitores, que votarão por esse sistema nas eleições de 2014. Além da capital do Acre, eleitores de oito capitais vão se recadastrar em 2013 pelo sistema biométrico: Boa Vista, Rio Branco, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, João Pessoa e Recife.
A primeira experiência no Acre já foi testada nas eleições de 2012 nos municípios de Bujari (9ª Zona) e Assis Brasil (6ª Zona). De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral, o município de Xapuri encontra-se em processo de recadastramento.
Com a medida, os eleitores terão inseridos, no cadastro eleitoral, dados biométricos como digitais, fotografia (reconhecimento facial) e assinatura, passando a votar em 2014 a partir da identificação biométrica.
Ainda de acordo o TRE-AC, as atividades da revisão de eleitorado com cadastramento biométrico encontram-se ainda em fase de planejamento, a cargo da comissão encarregada pela Presidência do TER Acreano. Pelo projeto, até 2014, os dados biométricos dos 226.366 eleitores de Rio Branco e os 12.172 de Porto Acre estarão devidamente registrados no Cadastro Eleitoral, e todos esses eleitores já votarão por meio da biometria nas Eleições de 2014.
Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral.