Diante da presença expressiva de autoridades, embaixadores, militares, empresários da indústria de defesa e parlamentares, que lotaram o Plenário 3 da Câmara, a deputada federal Perpétua Almeida transferiu nesta quarta-feira,13, a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) para o deputado Nélson Pellegrino (PT-BA). Na oportunidade, Perpétua Almeida foi eleita para ocupar o cargo de primeiro vice-presidente da Comissão e, ainda, seguirá no comando da Subcomissão permanente que vai acompanhar projetos estratégicos das Forças Armadas.
Durante discurso de encerramento da sua gestão, a parlamentar acreana defendeu que a continuidade do trabalho de acompanhamento da situação dos brasileiros que vivem no exterior, especialmente dos estudantes, trabalhadores rurais e presos que cumprem pena na Bolívia, assim como dos torcedores Corintianos, presos como reféns pela polícia boliviana. Neste sentido, aprovou requerimento que requer missão oficial da Comissão àquele país.
Por unanimidade, os parlamentares ressaltaram o trabalho realizado em 2012 e destacaram a atuação da deputada Perpétua que promoveu 34 reuniões deliberativas, oito audiências pública, quatro ciclos de debate, duas mesas redondas e três seminários internacionais que discutiram política externa, estratégias de defesa e a situação nas fronteiras brasileiras. Perpétua recebeu ainda em audiências 48 embaixadores internacionais e a Ministra da Defesa da Suécia para discutir assuntos de Defesa entre os dois países.
O novo presidente da CREDN, deputado Nélson Pellegrino, foi líder do PT na Câmara e candidato à prefeitura de Salvador, Bahia. Em 76 anos de funcionamento da Comissão, Perpétua Almeida é a terceira mulher a ter foto incluída na galeria de presidentes.