Punhais e facas são apreendidos dentro de celas dentro de presídio

Várias armas brancas foram apreendidas nas dependências do presídio Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco (AC). Entre punhais caseiros e facas industrializadas, agentes penitenciaram localizaram objetos que poderiam até destruir os cadeados que mantém trancadas as celas do complexo, podendo levar a uma séria rebelião.

20160229070122

Segundo a Associação dos Servidores Penitenciários do Acre, o fato é rotina dentro do presídio e a suspeita é que o material entra no prédio através da cozinha, onde entregas de empresas terceirizadas são feitas. “Na verdade a gente nem pode provar isso, mas é uma situação que tem sido averiguada. Lá mesmo tem vários presos, vários detentos e muitos caminhões levam comida”, explica José Janes, o presidente da entidade.

A informações é que um desses objetos teria sido utilizado para ferir um preso que estava numa das celas que os presos tentaram invadir na noite deste domingo, 28, após o horário de visita das famílias. O motivo seria uma briga em facções criminosas, o que deixou o complexo em situação de alerta. “A gente não tem nada a ver com essas brigas entre esses detentos, mas a gente fica muito preocupado com a situação dos nossos agentes, que sempre estão em número reduzido”, completa o gestor.

Ainda segundo José Janes, na cela estavam 20 presos, sendo que mais de 200 tentaram invadir o local e por fim à vida das duas dezenas de presos. “Pelo que sabemos usaram balas de borracha e ainda bombas de gás, para pudermos afastar os presos. Lá é escuro e todo mundo foi mandado para o lado de fora, onde ficam na hora do banho de sol”, finaliza.

Como informou ontem o ac24horas, após o conflito ter sido controlado, uma revista minuciosa foi feita nos pavilhões, com intuito de encontrar drogas, telefones celulares e armas caseiras.

Compartilhar