ANVISA confirma 16 de abril para escrituração de antibióticos

Edmilson Alves, de Rio Branco (AC).

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reafirma nessa  quarta-feira (20) que o início da escrituração dos medicamentos antimicrobianos será mesmo em 16 de abril, como divulgado pela agência no final de 2012.

O lançamento da segunda versão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados ( SNGPC) foi prorrogado por duas vezes, mas agora a coordenação do sistema inicia as orientações técnicas ao setor de medicamentos.

A partir de abril, a comercialização de antimicrobianos por  farmácias e drogarias de todo o país será controlada por meio da internet.

A primeira nota da agência é destinada as farmácias de manipulação.

Confira:

Manipulação – orientação para escrituração de entrada de insumos em grande quantidade

20 de março de 2013

A Coordenação do SNGPC informa que com a proximidade do início das operações com a nova versão do SNGPC, prevista para o dia 16 de abril de 2013, que abrangerá a escrituração dos medicamentos antimicrobianos, algumas alterações no processo de validação de arquivos XML já foram implementadas neste mês de março.

Uma delas é a validação da quantidade máxima de caracteres nas informações de entradas de insumos farmacêuticos em farmácias com manipulação, sendo este limite de 10 caracteres (6 antes da vírgula e 4 depois). Desta forma, o limite de entrada é 999999,9999 mg.

Com a nova versão do SNGPC este limite de caracteres será o mesmo, entretanto as farmácias não terão problemas com este limite pois a informação a ser enviada deverá estar na unidade de grama (g), e não mais em miligrama (mg) como ocorre atualmente.

Desta forma, orientamos aos farmacêuticos que precisam escriturar estas entradas no SNGPC até o dia 15 de abril, a seguir uma das opções:

a) Verificar com o suporte técnico de seu software que gera os arquivos XML a possibilidade de se dividir a informação da entrada de grande quantidade de insumo em duas ou mais entradas menores, informando a mesma nota fiscal para todas elas.

b) Caso não seja possível, a escrituração deste insumo deve ser feita apenas de forma manual ou internamente, no próprio sistema informatizado da farmácia, sem envio ao SNGPC. Lembrando que esta impossibilidade de escrituração deve ser aceita apenas até o dia 15 de abril de 2013, quanto será feita a transição para a nova versão do SNGPC.

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC

 

 

 

 

Compartilhar