A diretoria da Nova Central Sindical recebeu em sua sede o superintendente do Ministério do Trabalho no Acre, Taumaturgo Lima, para dialogar, entre outros temas, sobre a concessão da carta sindical aos sindicatos filiados à entidade que a ainda não possuem o registro.
Acompanhado de membros da instituição, o presidente da Nova Central, Franklin Albuquerque, salientou, durante a reunião, a importância do fortalecimento da classe trabalhadora em pautas juntos às empresas a partir da representatividade dos sindicatos.
“Desde o primeiro dia que assumimos a Nova Central Sindical no Acre nossa meta foi lutar e mediar junto aos órgãos a valorização e regulamentação dos sindicatos, no caso aqueles que precisam ainda de carta sindical. E essa reunião foi nesse sentido. O superintendente do Trabalho se mostrou bastante compromissado em regularizar nossos filiados”, disse Albuquerque.
A Carta ou Registro sindical é o ato de concessão, pelo Poder Público, da personalidade jurídica sindical para as entidades que cumprem as formalidades exigidas pela lei, tornando pública a sua existência e habilitando-as para a prática de atos sindicais, tais como a representação da categoria e a negociação coletiva.