Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
Apesar de setores do governo do Acre negarem, informações extraoficiais dão conta de que o secretário de habitação e interesse social, Aurélio Cruz, pode ser exonerado ainda hoje (26) pelo governador Sebastião Viana. Por telefone, o secretário negou a informação, mas deixou escapar a situação de desconforto.
“Já recebi várias ligações, tenho uma reunião com o governador hoje à tarde, mas não existe nada definido”, disse.
O secretário despachou normalmente pela manhã, mas segundo sua assessoria de gabinete, saiu às 10 horas para uma reunião no Palácio Rio Branco e não voltou.
Aurélio desalinhou informações desde o lançamento do programa Cidade do Povo. Depois que Sebastião Viana anunciou a entrega das primeiras casas em natal, o secretário em um programa de rádio do sistema público de comunicação, colocou em xeque a palavra do o governador.
“Legalmente as unidades só podem ser entregues com os equipamentos públicos prontos. Agora o governador anunciou como sempre ousado e otimista, que já no Natal desse ano a gente começa a entregar as unidades habitacionais. Nós estamos fazendo o possível para que a gente antecipe, mas aqui eu quero dizer que a previsão pra gente entregar seria até março do ano que vem”, disse Aurélio no programa de rádio.
O clima de desconforto piorou depois que militares divulgaram na rede social, uma ata aonde Aurélio Cruz revelava que a primeira etapa do programa Cidade do Povo não contemplava as famílias que moram em situação de risco, com licitação marcada somente para o mês de agosto e que confirmava somente para 2014, as obras das casas que contemplam os servidores públicos.
No final do mesmo dia, Aurélio entrou em contanto com a redação do ac24horas e pediu para ratificar a sua declaração dada na manhã em programa de rádio.
As declarações desalinhadas do secretário de habitação obrigaram Sebastião Viana a conceder entrevista na TV Gazeta. Na telinha, o governador voltou a confirmar a entrega “de milhares de casas em Natal deste ano” e a antecipação da data do início das obras das casas que beneficiarão as famílias que moram em situação de risco para o mês de maio.
Nos bastidores, há a informação de que o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim é quem vai assumir a secretaria de habitação. A secretaria de comunicação do governo não confirmou nenhuma das informações.