Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com
O líder da Igreja Católica no Acre, Bispo Dom Joaquim Pertiñez, lavou e beijou os pés de doze internos do Centro de Recuperação Arco-Íris, durante a missa do Lava Pés, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, na noite desta Quinta-Feira Santa.
A missa reuniu centenas de fiéis que também participaram da Santa Ceia do Senhor.
Tanto o lavar os pés como a ceia foram acontecimentos que antecederam a morte de Cristo, e estão registrados no Evangelho de João capítulo 13 entre os versículos 1 e 15.
De acordo com o texto sagrado, antes da Páscoa, Jesus reuniu os seus 12 discípulos após a ceia e lavou os pés de cada um.
A ceia simboliza a comunhão da igreja através do pão (corpo de Cristo) e do vinho (o sangue de Cristo) com Deus. Já o lavar os pés representa humildade.
A atitude do Bispo da Igreja no Acre com os internos acontece há dois anos, mas coincide com a inédita celebração realizada em uma prisão de Roma, nesta quinta-feira, por ocasião da Semana Santa, onde o Papa Francisco, lavou os pés de detentos, incluindo jovens mulheres e até mulçumanos.
Na missa, momentos antes de lavar os pés dos internos, Dom Joaquim lembrou que o gesto de Jesus é uma das maiores demonstrações de amor das Sagradas Escrituras e conclamou a todos “para seguir esse amor”.
Após a missa, a juventude católica promoveu até a meia noite momentos de louvor e adoração.
Nesta Sexta-Feira da Paixão, a Igreja promove a partir das 19h a encenação da crucificação de Cristo, na Catedral.