Internado no HC, Hildebrando vira “atração” entre pacientes e visitantes

Policiais armados guardam a entrada a enfermaria onde Hildebrando está internado
Policiais armados guardam a entrada a enfermaria onde Hildebrando está internado

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com

A internação do ex- coronel da Polícia Militar do Acre, Hildebrando Pascoal no Hospital das Clínicas de Rio Branco, por mais que as autoridades da segurança tentem, não passa despercebida.

A presença de um forte aparato policial nos corredores do hospital logo chama a atenção de pacientes e visitantes que tentam chegar perto do homem condenado por comandar o esquadrão da morte.

Hildebrando está alojado em um quarto de isolamento no setor D de enfermarias. No final do corredor onde ele está, dois policiais fortemente armados fazem a segurança do lugar, e controlam a entrada de funcionários da unidade de saúde.

Por decisão judicial, o ex-coronel não pode receber visita fora do horário e nem de pessoas que não sejam ligadas á familia.

Nos corredores do hospital o comentário é um so: “O hildebrando está internado aqui”, comentam visitantes de pacientes que se aglomeram no setor D, espiando na tentativa de ver o “homem da moto serra”.

“Eu gostaria de ir lá ver ele, falar com ele. Conheço o coronel desde a década de 80, e para mim, ele sempre foi um homem bom”, comentou o motorista Samoel Bernadino Farias, que visitava um amigo internado com câncer.

Entre os funcionários do hospital, a presença de Hildebrando aos poucos vai se tornando normal. O ex- coronel vive entre idas e vindas ao HC por causa de problemas de pressão alta, artrose e outras complicações.

Para acomodar o preso na unidade, a direção do HC teve que “construir” uma cela em uma enfermaria, que recebeu grades nas portas e janelas.

“Ele tá bem. Recebe toda a medicação que lhe é passada. Só tem rejeição a injetáveis, mas não reclama”, disse um técnico em enfermagem, que pediu para não ter o nome publicado.

Hildebrando está internado há quatorze dias no hospital. Por determinação da direção, os funcionários não fornecem informações á imprensa.