Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
Um projeto que proíbe os órgãos da administração direta e indireta de contratos de locação de veículos automotores licenciados fora do Estado foi apresentado na manhã desta terça-feira (9), na Aleac. A matéria é de autoria da deputada estadual Antonia Sales (PMDB).
“É comum vermos carros a serviço do Estado, com placas de outros estados. O imposto que estes veículos pagam são recolhidos nos estado onde foram emplacados. Eles trabalham para o Acre e recolhem seus impostos para seu estado de origem”, justifica Antonia Sales.
Segundo a parlamentar, “estão enchendo os bolsos com recursos do Acre e os impostos não retornam a população que paga com seus impostos à locação destes veículos. Espero ter o apoio deste parlamento e das comissões para aprovação deste projeto”.
De acordo com o projeto apresentado pela peemedebista, “a arrecadação do IPVA é dividida igualmente entre o estado e municípios. Estes veículos destinam para os estados onde são adquiridos uma maior quantidade de impostos e não pagam nada na cidade que circulam”.
“Desta maneira estou ajudando ao Governo do Acre. Seria proveitoso para a máquina pública que passaria a receber mais recursos para saúde e educação do Estado”, enfatiza Antonia Sales.
Em Rio Branco, além de veículos trazidos por empresas de outras cidades que prestam serviço para o Governo do Acre estar circulando com placas dos estados de origem, os ônibus que integram o sistema de transporte coletivo de Rio Branco também estariam circulando com placas de outros estados.