O comandante da Capitania dos Portos de Cruzeiro do Sul participou de uma reunião na sede da Colônia de Pescadores de Rodrigues, na sexta-feira (12), para orientar os proprietários de embarcações e os condutores para que possam providenciar a legalização de barcos e a habilitação das pessoas que navegam pelos rios da região do Vale do Juruá. A reunião foi organizada Prefeitura e pela Colônia de Pescadores com a coordenação do vereador Evanildo Almeida (PT) e teve a participação do prefeito em exercício Jailson Amorim.
O representante da Marinha explicou que, desde que a Capitania dos Portos foi inaugurada, em 2012, na cidade de Cruzeiro do Sul, teve início um processo de conscientização para que todos que utilizam os rios como via de transporte possam viajar com segurança. Nesse sentido, segundo o Tenente Viana, é importante à legalização das embarcações e a habilitação dos condutores e, principalmente, o cumprimento das normas de segurança.
“São inúmeros os que ainda não conseguiram essa legalização. No entanto, já há pessoas atendendo ao que a Marinha está exigindo no sentido de evitar acidentes e garantir uma navegação segura” – ressaltou o Tenente Viana.
O comandante esclareceu que para a legalização dos barcos é necessário que o proprietário apresente na sede da Capitania, a nota fiscal ou recibo autenticado de compra, uma foto do barco, documentos pessoais e comprovante de endereço. Para a habilitação de condutores, Viana explicou que existem três categorias, sendo que apenas duas atendem as necessidades da população da região. A primeira é para os que utilizam embarcações de lazer, a segunda para os que trabalham com transporte de passageiros e cargas.
“Vai ser aberta uma escola náutica em Cruzeiro do Sul que já está sendo cadastrada na Capitania que se encarregará de ensinar a parte prática para os candidatos” – informou o comandante.
“Antes não tínhamos essas informações, mas hoje vamos ter essa oportunidade de legalizar nosso barquinho para que possamos estar documentados para não corrermos o risco se ser autuados pela Marinha” – disse o pescador Antônio Andrade de Souza, o Carlão, que mora na comunidade Profeta e que, além de pescar, utiliza o barco para as viagens que realiza frequentemente com a família para ir até a cidade.
O vereador Evanildo reivindicou a presença da Marinha nas comunidades do rio Paraná dos Mouras para realizar outras reuniões com o mesmo objetivo. “Sabemos que a população ribeirinha é muito carente de informações e, por isso, é importante esse trabalho de esclarecimento. Isso vai servir até mesmo para que a população entenda que o trabalho de fiscalização que a Marinha faz é importante para garantir a segurança daqueles que utilizam os barcos como forma de transporte” – disse o vereador.
“Grande parte dos ribeirinhos de Rodrigues Alves sonha em regularizar seu transporte, mas não tinha as informações necessárias para isso. Portanto é importante a presença da Marinha para atender aqui no nosso município até para que os ribeirinhos entenda que não é tão difícil retirar a documentação”- destacou o prefeito em exercício Jailson Amorim.
Mazinho Rogério, de Cruzeiro do Sul