Uma comissão de advogados da OAB/AC acompanhou a manifestação contra o PT neste domingo, 13, em frente ao Palácio Rio Branco, para colaborar com o livre direito ao protesto previsto na Constituição.
A vice-presidente da entidade, Marina Belandi, disse que a Ordem “apoia a livre manifestação, ordeira, sem violência, sem depredação do patrimônio público e privado e sem ofensas à integridade das pessoas. O nosso partido é a Constituição Federal! É o Brasil!”, afirmou
A advogada lembrou que a OAB não possui ou faz parte de legenda política e que a presença da entidade no ato foi de cunho institucional. Tanto que os advogados foram vestidos com a camisa da OAB, sem adesivos ou qualquer tipo de símbolo com conotação de protesto.
“A sociedade brasileira tem o direito de protestar, exigir e lutar por uma sociedade mais justa, digna e igualitária.
Acompanhamos as manifestações no intuito de ver garantido o direito constitucional da liberdade de manifestação pacífica e, sempre, respeitando à divergência de opinião. Logicamente, é preciso coibir atos de desordeiros bem como o abuso de poder, de uso da força bruta desproporcional, por parte da polícia”, afirmou.
A OAB ainda não deliberou sobre o assunto o impeachment da presidente Dilma, portanto, a instituição e seus representantes ainda não têm um posicionamento.
“Nossa sessão do dia 17 possivelmente estará em pauta esta questão. E o que o conselho deliberar será nossa posição quanto OAB”, completa.