Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com
O governador Sebastião Viana divulgou em sua página no Facebook imagens de haitianos disputando espaço em uma fila para pegar marmitex, no alojamento em Brasileia, onde estão centenas de imigrantes.
A imagem é o reflexo da triste realidade de um povo acostumado com catástrofes e mazelas sociais que chega a um Estado que cuida de seus pobres dando a eles R$ 70 mensais. É o valor básico para cada beneficiário do Bolsa Família.
Nos últimos dias mais de 1,5 mil imigrantes não só do Haiti, mas da África e da Asia, chegaram o Brasil passando pela fronteira com o Peru.
Depois que viu o grau do problema pessoalmente, o governador Sebastião Viana tenta chamar a atenção do governo federal. Nesta quarta-feira, o governador do Acre se reúne com o ministro Antônio Patriota, das Relações Exteriores, em Brasília. O tema da crescente imigração deve nortear o encontro.
O governo do estado diz que já gastou com assistência aos haitianos R$ 2,5 milhões, e que não tem condições de bancar sozinho com as despesas.