Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
A assessoria jurídica do Rio Branco FC, por meio da advogada Luciana Lemos, que possui escritório no Rio de Janeiro, deve impetrar ainda nesta quarta-feira (17), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), recurso requerendo os pontos da partida em que o clube do Acre perdeu por 2 x 0 para os gaúchos.
O recurso do Estrelão está baseado no artigo 250 do Código Brasileiro da Justiça Desportiva, que diz: Art. 250. Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente.
PENA: suspensão de uma a três partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código. (AC).
O artigo, segundo a advogada do clube acreano se aplica ao goleiro Muriel, do Inter/RS, expulso no último jogo do brasileiro de 2012, no empate do Colorado com o Grêmio, e que deveria, pela regra cumprir um jogo de suspensão. Julgado pelo STJD em dezembro passado, o goleiro foi apenas advertido, mas na mesma decisão, o STJD informou ao clube gaúcho que o atleta deveria cumprir um jogo automático, o que não ocorreu.
Os argumentos que o clube acreano vai usar para convencer o Tribunal de que o Inter praticou irregularidade ainda passam por uma punição imposta pelo mesmo STJD contra o Estrelão. Em 2011, o Rio Branco perdeu os pontos do jogo em que venceu o Atlético Paranaense por 2 x 1 na Arena da Floresta. Na ocasião o clube utilizou o irregularmente o volante Paulinho Pit Bul. O Estrelão foi eliminado no jogo de volta por 3 x 1, mas caso tivesse vencido os paranaenses, estariam fora da Copa do Brasil.
O diretor de futebol do Rio Branco FC, Natal Xavier disse ao Ac24horas que aguarda a partir de agora uma posição do STJD. Para ele, a irregularidade está nítida e comprovada. Natal disse que só espera agora que a justiça seja feita.
Caso o recurso do time do Acre seja aceito, o Rio Branco volta à Copa do Brasil e enfrenta o Santa Cruz, de Pernambuco.