No dia 27 de março deste ano, o prefeito de Sena Madureira Mano Rufino (PR) manteve uma reunião com o secretário estadual de educação, Daniel Zen, tratando sobre assuntos importantes referentes ao setor educacional. Uma das discussões referiu-se ao programa Asas da Florestania Infantil, o “Asinhas”, que em sua metodologia, atende crianças de 4 e 5 anos que moram em áreas isoladas da zona rural.
Naquela ocasião, Mano Rufino manifestou o interesse da Prefeitura em aderir ao programa e sugeriu que o secretário Daniel Zen encaminhasse uma equipe a Sena Madureira para detalhar melhor a iniciativa.
Essa apresentação aconteceu na tarde de ontem no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contando com a presença de vários profissionais da educação, secretária Wanda Mota, vereador Cleyton Brandão (PT) e a equipe de Rio Branco. O prefeito Mano Rufino encontrava-se em Rio Branco e foi representado pelo vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB).
A professora Chiquinha, coordenadora de educação rural da Secretaria Estadual de Educação, realizou detalhadamente a apresentação do Asas da Florestania (passo a passo). “É uma das políticas mais importantes que os governos podem levar aos moradores. Iniciamos esse projeto em 2009 com 12 municípios e hoje já contamos com 19 municípios. Os resultados tem sido satisfatórios”, salientou.
Para a secretária municipal de educação, Wanda Mota, trata-se de uma iniciativa muito importante para o município. “A educação é sempre um desafio. Estamos procurando conhecer melhor o programa e esse encontro foi fundamental. É de grande interesse do prefeito colocar em prática o Asas da Florestania Infantil em Sena”, adiantou.
Ao aderir ao programa, a Prefeitura fica com a incumbência de mapear a demanda por comunidade, realizar matrícula das crianças, realizar processo seletivo para contratação dos agentes de educação, garantir a efetivação da proposta pedagógica, garantir o acompanhamento pedagógico.
Na câmara municipal, o vereador Cleyton Brandão (PT) tinha apresentando em sessões anteriores um pedido para que o referido programa seja implantado em Sena. Na reunião de ontem, o parlamentar esteve presente, acompanhando a proposta.
O que é o Asas da Florestania Infantil
Integra a política de governo do estado do Acre. É uma iniciativa da secretaria de estado de educação e esporte, executado em parceria com as secretarias municipais de educação e financiado pelo Bando Mundial.
Constitui-se na oferta de educação infantil para crianças de 4 e 5 anos residentes em áreas rurais isoladas (Reservas extrativistas, assentamentos e margens de rios).
A iniciativa vislumbra oferecer às crianças situações que possam favorecer a ampliação do seu universo de conhecimento, a partir de quatro grandes eixos: Linguagem verbal, Letramento e conhecimento de mundo; Conhecimento de temas da natureza, da sociedade e de suas relações; conhecimento matemático; Artes e cultura corporal.
Os alunos são atendidos pelo agente educador em suas próprias casas.
Edinaldo Gomes, de Sena Madureira