Em ofício ao ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, o deputado Márcio Bittar (PSDB-AC) pediu nesta quinta-feira, 25, informações detalhadas do ministério sobre pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a prospecção de petróleo e gás natural no Acre, no período compreendido entre o segundo semestre de 2012 até a presente data. No documento, o primeiro secretário da Câmara quer saber, com base nos resultados obtidos nas prospecções, qual a previsão de data para a oferta de blocos localizados na Bacia do Acre a serem licitados em leilões da ANP.
Márcio Bittar ainda indaga ao Ministério das Minas e Energia se existe algum estudo para a implantação de infraestrutura na região com vistas à abertura da fronteira petroleira e qual o detalhamento do estudo. O deputado acionou o ministério após a imprensa do Acre noticiar a existência de estudos sísmicos em solo acreano para a demonstração do potencial para hidrocarbonetos. Tais estudos, segundo conta, teriam o objetivo de confirmar a presença de gás natural e petróleo em terras acreanas.
Segundo as notícias veiculadas no Acre, a ANP teria detectado jazidas de gás natural e óleo fino na região do Vale do Juruá. Essas descobertas teriam ocorrido a partir de pesquisas iniciadas em 2007. Os estudos teriam identificado gás nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
No pedido a Lobão, Márcio Bittar explica que tão logo soube das notícias enviou requerimento à ANP com pedido de informações acerca das prospecções de petróleo e gás promovidas no Acre. Em resposta, a ANP informou ao deputado haver necessidade de maiores prospecções para identificar e comprovar a existência de acumulações de petróleo e gás natural na bacia acreana.
Agora, mais uma vez, notícias desencontradas repercutem nos jornais do Acre sobre datas e perspectivas de poços a serem explorados. Diante te tais notícias, Márcio Bittar pede uma manifestação oficial da ANP, uma vez que a exploração de gás natural e petróleo é um tema de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social do Acre, e que trará muitas consequências ambientais.
Moção de apoio
Márcio Bittar também teve reconhecido seu trabalho em favor da partilha justa de royalties de petróleo. Por iniciativa do vereador Romário Tavares D’Avila, a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul aprovou moção de apoio a Bittar “por ser uma dos maiores defensores no País em prol da divisão dos royalties de petróleo para todos os estados brasileiros”.
A moção destaca, por sua vez, que Bittar agindo dessa forma demonstra uma preocupação com toda a população brasileira, em especial a do Acre. Ainda de acordo com o documento, a distribuição igualitária dos royalties propiciará mais desenvolvimento e qualidade de vida aos acreanos.