Ginásio de esportes de Senador Guiomard está caindo aos pedaços; última reforma foi há dezesseis anos

Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Senador Guiomard

Há muitos anos  o ginásio poli esportivo José Edson Honorato, em Senador Guiomard, foi o ponto de referencia do esporte na terra do amendoim. Os campeonatos de futsal, voley, handebol e basquete, envolviam tanto a comunidade, que as vezes faltava espaço para tanta gente.

Hoje a praça de esporte não oferece condições de segurança para receber sequer uma “pelada”. Goteiras de uma ponta a outra na cobertura contribuíram para que a água da chuva apodrecesse o piso de madeira. No alambrado, a ferrugem oferece risco á saúde de quem ousa a se aproximar. Está largado ás traças.

O local não está desativado totalmente graças a dedicação de um apaixonado pelo esporte e pelo próprio ginásio: o funcionário publico Erasmo Gomes da Silva. Há dezesseis anos ele cuida da praça esportiva como se fosse sua casa. Varre, passa pano, pinta, troca as madeiras do piso e arrecada dinheiro para as despesas da manutenção. Tanto esforço não é reconhecido. Ele está há dois meses com o salário atrasado.

No ano passado, a Secretaria de Esportes anunciou uma obra de reforma no ginásio. O projeto continua no papel. Sem uma quadra poli esportiva a juventude guiomarense ficou privada de disputar os torneios escolares, campeonatos interbairros e outras competições.

Recentemente o Ministério Público do Acre pediu, e a justiça interditou todos os estádios onde são disputadas as partidas do estadual de futebol. Se o mesmo MPE visitasse o ginásio de Senador Guiomard, pelas condições que o mesmo apresenta, poderia pedir até sua demolição.

A reportagem procurou o secretário estadual de esportes, Mauro de Deus, mas sua assessoria informou que ele estava cumprindo agenda no interior.

 ginasio