Edmilson Ferreira, da Prefeitura de Rio Branco
O prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana assinaram nesta sexta-feira, 26, ordem de serviço autorizando o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, região que compreende 17 bairros e cerca de 70 mil moradores. A gestão da UPA 24 Horas será compartilhada entre Prefeitura de Rio Branco e Governo do Acre e sua influência se estende às comunidades rurais da Estrada Transacreana.
Participaram do evento os líderes comunitários Cleudo, do bairro Plácido de Castro; Raquel, do conjunto Cabreúva; Eliane Rêgo, da Sobral; Negão da Baixada; Chicão (João Paulo); Selcimar (Pista); Maria José (Bahia Nova); Chagas Mathias (João Paulo II) e Rocileudo (Aeroporto Velho), além dos deputados estaduais Astério Moreira, Walter Prado, Jamil Asfury, Marileide Serafim, Eduardo Farias e Ney Amorim; os vereadores Gabriel Forneck, Marcelo Macedo, Graça da Baixada, Antonio Morais, Fernando Martins, Rose Costa e Juracy Nogueira. A presidente do Conselho Municipal de Saúde e da Central das Articulações das Entidades de Saúde (CADES), Elisama Lima, e a engenheira Gicélia Viana, Primeira Dama de Rio Branco, também estiveram presentes. O evento também foi muito prestigiado por secretários municipais, estaduais e comunidade.
A UPA será construída em terreno cedido pela Prefeitura na área da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), na Estrada da Sobral com investimentos diretos de R$ 2,2 milhões em recursos do Ministério da Saúde e Governo do Estado. A execução do projeto está sob responsabilidade da Construtora Dutra Ltda, selecionada através de concorrência pública. “A Baixada é um dos símbolos da história do povo do Acre e aqui, neste ato, é o cumprimento de uma palavra”, disse o governador. “E o que isso significa? É a oportunidade da mãe, do pai verem as crianças serem tratadas com dignidade”, completou.
A UPA da Baixada será inaugurada em dezembro, segundo pretendem o governador e o prefeito, e a Unidade de Pronto Atendimento terá 1.712,43 metros quadrados com os seguintes ambientes: sala para atendimento emergencial com quatro leitos, sendo duas salas de observação individual; sala de observação masculina com seis leitos; sala de observação feminina com seis leitos, e sala de observação infantil com seis leitos.
Além disso, o serviço de pronto atendimento contará com recepção e atendimento, duas salas de classificação de risco, sala de atendimento social, sete salas de exames, banheiros masculino e feminino, e sala de brinquedos. O setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico contará com salas de aplicação de gesso, inalação, medicamentos e sala de raios-X. O Apoio Administrativo contará com secretaria, salas da direção, de reunião e arquivo médico. Já o Apoio Técnico e Administrativo conta com salas de repouso dos funcionários, copa, refeitório, sala de resíduos, entre outros.
A nova UPA vai ampliar o serviço de atendimento de urgência 24 horas que já é prestado na UPA do Segundo Distrito. Em seu discurso, o prefeito Marcus Alexandre lembrou que a obra é mais um cumprimento de compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.
FRASE
“Este governo, esta prefeitura celebram hoje que o homem pensa em ter de melhor: a saúde”.
Marileide Serafim, deputada estadual
“Parceria com Governo é que faz a diferença”, diz Marcus Alexandre em gratidão a Tião Viana
Marcus Alexandre expressou sua gratidão a todos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida em Rio Branco –os vereadores, deputados que compõem a base do Governo na Assembleia Legislativa, lideranças comunitárias, grupos organizados como o Unidos da Baixada, a Presidente Dilma Roussef –mas principalmente a parceria com o Governo do Estado. “A parceria entre Governo do Estado e Prefeitura é que está fazendo a diferença para melhor”, disse o prefeito ao elencar tudo o que vem sendo feito na área de saúde através da união estabelecida pelo prefeito e o governador Tião Viana.
“Estava no nosso plano de governo expandir os serviços de saúde. Começamos estendendo os horários de atendimento em quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) e agora quatro unidades de saúde passaram a atender aos sábados. “E neste sábado, 27 de abril, o Centro de Saúde do Calafate passa a atender aos sábados”, anunciou o prefeito. Agora essa nova UPA desafoga cada vez mais o Pronto Socorro e dá aos moradores da Baixada, onde existem 17 bairros, mais opções de atendimento”.
O que é uma UPA?
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
O QUE ELES DISSERAM
“Venho para cá orgulhoso do prefeito que temos“.
Tião Viana, governador do Acre
“Como nós, acreanos, costumamos dizer: vamos ter uma UPA na ´biqueira´ de casa, bem pertinho da gente”.
Suely Melo, secretária de Estado da Saúde
“Essa UPA traz maior apoio às nossas unidades para termos saúde humanizada e integrada”.
Marcilene Alexandrina, secretária de Saúde de Rio Branco
“São mais de 70 mil pessoas que irão se beneficiar com essa obra”.
Gilson Albuquerque, presidente da União das Associações dos Moradores de Rio Branco (UMARB)
“Que todos possam desfrutar desta obra e fortalecer a atenção básica”.
Elisama Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde
“É muito bom quando a gente percebe que os projetos estão preocupados com o povo”.
Marcelo Macedo, vereador
“Só temos a parabenizar pelo trabalho que a Prefeitura e o Governo do Estado vêm realizando na nossa querida Baixada”.
Graça da Baixada, vereadora
“É uma data muito especial para nós. Enquanto uns puxam para trás nós vemos o governador e o prefeito levando nossa cidade para frente”.
Ney Amorim, deputado estadual