Empresários e pecuaristas que usam o Tattersall da Expoacre para os leilões de gado comentam da dificuldade para o governo investir 300 mil reais na recuperação do curral, enquanto milhões são gastos em atividades inexpressivas e que não dão retorno. Dizem que a pecuária tem tido pouca atenção do governo. Sendo a atividade rural majoritariamente predominante, deveria merecer alguma referência, pelo menos, nos discursos oficiais, onde é totalmente ignorada. Lembram que o tattersall é o grande ponto de faturamento e disseminação de genética da Expoacre e que o valor a ser investido, muitas vezes, equivale ao de um show artístico.
Tem boi na linha…
e por falar na turma da pecuária, soa estranho o fato de dois grandes fazendeiros serem os principais acusados na Operação Delivery embora se comente que no bastidores que vários empresários e autoridades foram excluídos da denúncia sem explicação. Apesar da boataria não se sabe se houve um filtro ou uma escolha. Os homens da carne já sabem quem é o responsável por esse direcionamento e discriminação. Para a maioria esse direcionamento é preconceito contra a classe.
Andarilho e folgado
Enquanto barracos estavam sendo derrubados na invasão próxima ao residencial Rosa Linda, na quinta-feira, o vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, desfilava e exibia a sua beleza nos corredores do shopping Via Verde. Alheio ao que se passava na cidade, ele distribuía sorriso e abraços em plena tarde (15hs) de uma quinta-feira que deveria ser de trabalho.
Dois em um na oposição
A advogada Valdete Souza, membro da executiva nacional do Mobilização Democrática (MD), partido que nasceu da fusão de PPS/PMN participou da reunião do núcleo dos partidos de oposição. A dirigente partidária que comandará a escolha dos membros da executiva regional do MD afirmou que a nova legenda integrará o bloco de oposição e terá a força de dois partidos na conjuntura política local. “Este será o partido dois em um na oposição”. (RM)
Golpe no Sebastião
Depois de cooptar o PSB para o seu palanque, o senador Sérgio Petecão (PSD) agora tenta tomar o PR, do Pastor Rodson, e o PTB, de Chicão Brígido, hoje na FPA. O principal objetivo de Petecão é aumentar seu tempo de TV durante as eleições majoritárias. Quem conhece os bastidores do poder em Brasília garante que Petecão já arrancou dos braços de Sebastião mais dois partidos. (LT)
Herança do Santiago
Elson Santiago anunciou aposentadoria, mas a família Santiago não ficará fora da política em 2014. O filho do pastor Luiz Gonzaga, cantor Marcos Lima, que é genro do empresário Nelsinho Santiago, irmão do presidente da Aleac, deve ser candidato a deputado estadual, assumindo a herança da família Santiago. (LT)
Questão de honra
Marcos Lima foi candidato a vereador no ano passado. Perdeu por quatro votos. Ele é filiado ao PSDC. Nelsinho o patrocinador das campanhas de Elson tem dito que é questão de honra elegê-lo. Há quem diga que Nelsinho estaria disposto a se candidatar a deputado federal para fazer uma dobradinha com o genro. (LT)
Especulação imobiliária
A especulação imobiliária vem predominando na última década no Estado do Acre, especialmente em Rio Branco. A todo o momento novos condomínios vêm sendo erguidos pelas regiões nobres da capital, despertando nos interessados a intenção de adquirir a tão sonhada casa própria. Pena que a intenção fica apenas num mero sonho. Um apartamento chega a custar R$ 800 mil. Isso mesmo. Enquanto na região litorânea do país, é possível adquirir um ótimo exemplar por menos de R$ 300 mil.
Mas tem gente pra tudo
E por falar em valores elevados, boa parte dos que tem condições de comprar os apartamentos a preço de ouro, são os chamados de “novo ricos”, aqueles que a pouco tempo foram nomeados em cargo de confiança no governo e na prefeitura e aproveitam a boa safra para se fazerem.
2014
Um grupo de empresários que não dependem de obras do governo ficam proseando pela cidade afirmando que se o governador Sebastião Viana não se reeleger, será uma quebradeira que entrará para a história recente do Acre. Dizem eles, nas mesas de bar, que o que vai existir de cargo comissionado se livrando de carros e casas a preço de banana não está no gibi, ou melhor, nos classificados dos jornais.