Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com
A construção de conjuntos habitacionais em locais inadequados no Acre será um dos temas de uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara dos Deputados, com a participação do ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro.
O requerimento é de autoria do deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC). Para convocar o ministro, o parlamentar tomou como base denúncias veiculadas em ac24horas sobre obras malfeitas por meio do Minha Casa Minha Vida. Entre esses conjuntos que apresentam sérios problemas estruturantes estão o Cabreúva, Jequitibá e o Rosa Linda.
“O conjunto Carandá, inclusive, foi construído numa área tão inapropriada que o igarapé joga água dentro do conjunto. As casas também estão em estado precário”, diz.
Flaviano, que é engenheiro civil, citou que em 1984, quando ele foi prefeito de Rio Branco pela primeira vez, a área onde hoje está localizado o conjunto Cabreúva foi oferecida para compra. Mas ele rejeitou.
“Fizemos um levantamento e eu rejeitei, pois foi constatada que a área era inadequada. Imagine só se era alagada naquela época, agora é muito mais. É interessante lembrar que a Lei 6.766/79, que rege sobre a regulamentação e o parcelamento urbano, proíbe parcelamento em área de inundação”, lembra o parlamentar.