CAU participa da 5ª Conferência Nacional das Cidades

“Os grandes pensadores do urbanismo da cidade, historicamente, são os arquitetos e urbanistas”, destacou ontem o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, ao se referir à importância da participação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) no desenvolvimento urbano do Estado e dos municípios.

A declaração foi feita por ocasião da abertura 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada no prédio da prefeitura do centro. O evento contou com a presença de um grupo de representantes da entidade, os conselheiros: Salomão Lamar, Danya da Silva Rodrigues e Anderson Amaro, entre outros.

“O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi criado com o intuito de fiscalizar o exercício da profissão. Para resguardar a sociedade em relação a projetos e obras que venham a ser executadas por profissionais não habilitados”, explica Salomão Lamar, ao ressaltar que a entidade auxilia a própria sociedade a intervir no uso inadequado das construções.

“Éramos vinculados ao CREA, outro conselho federal que também atua na fiscalização do exercício da profissão. Uma luta de classe antiga nos levou à desvinculação do Conselho de Engenharia e Agronomia. Criamos um conselho próprio para atuarmos com mais força e unidade e com a mesma linha de pensamento dos profissionais da arquitetura”, acrescenta.

O conselheiro lembra que o CAU vem fazendo uma parceria com a prefeitura no sentido da fiscalização, do desenvolvimento de palestras e na aquisição de outros profissionais de fora para orientar no desenvolvimento das políticas urbanas dos municípios. “Ajudamos a prefeitura a mostrar que a participação da sociedade em conferências, reuniões e palestras é de extrema importância o desenvolvimento das cidades”, acentua.

 

Auxílio no desenvolvimento político-urbano de cada município

“O Conselho Salomão Lamar lembra que para se desenvolver uma cidade bem planejada, a sociedade também precisa estar organizada e consciente, para não correr o risco do uso inadequado do solo e das degradações. Depende de nós mesmos e de técnicos que oriente onde fica melhor o uso dos espaços urbanos bem organizados e ordenados”, inclui.

O CAU é formado por um grupo de mais de 120 arquitetos e urbanistas que atua na capital do Acre e outros municípios do Estado. “A entidade ajuda os prefeitos na questão do desenvolvimento político-urbano. Hoje estamos assinando um convênio de parceria no intuito de fiscalização em relação a obras ilegais que possam prejudicar a estrutura”, finaliza Salomão Lamar.

 

Ligação direta com o Estado, municípios e o Ministério das Cidades

A também conselheira Dânia Regina Rodrigues da Silva destaca que o CAU é fundamental dentro da estrutura de organização da cidade. “Uma ligação direta da entidade entre municípios, o Estado e o Ministério das Cidades, na promoção do conforto, da mobilidade, da habitabilidade, do transporte, do saneamento e da drenagem, entre outros benefícios”, detalhou. Segundo ela, o conselho é uma ferramenta da sociedade dentro do contexto de integração do município com o Estado e a União.

“A prefeitura é parceira do conselho”, diz Marcus Alexandre

Além de afirmar que os grandes pensadores do urbanismo da cidade, historicamente, são os arquitetos e urbanistas, o prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre também destacou que a organização da entidade, como foi feito com a engenharia, é importante para que os gestores possam dar velocidade e agilidade às obras.

“Uma categoria cada vez mais unida se fará representar no governo, na prefeitura e no setor privado. A prefeitura já é parceira do conselho de arquitetura e urbanismo e entende a importância desses profissionais para o desenvolvimento da nossa cidade, e, eu tenho certeza que os municípios ganham muito com o CAU fortalecido”, garante o gestor, que também é engenheiro civil.