Escola Craveiro Costa em Cruzeiro do Sul pode ficar sem agentes de segurança

A empresa Transeguro, contratada pela SEE (Secretaria Estadual de Educação) para fazer a segurança da escola de Ensino Médio Craveiro Costa, recebeu um ofício pedindo a retirada dos agentes do local na manhã do primeiro dia de maio deste ano. A decisão faz parte das medidas para corte de gastos do Governo do Estado. A escola é a única em Cruzeiro do Sul a ter seguranças armados durante os três turnos de aula.

Segundo a equipe gestora, mesmo com a presença dos agentes armados, episódios de violência, ingestão de bebidas alcoólicas nas dependências da escola e porte de armas brancas não são raros, por isso, a saída dos seguranças é motivo de aflição. “Se for pra cortar gastos, que seja de outras áreas que não envolvam a segurança dos nossos estudantes.”, diz Maria José Nunes, diretora da escola.

Diante da grande quantidade de ocorrências na unidade de ensino, a empresa foi contratada há dois anos. O Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul tenta negociação com a secretaria em Rio Branco para manter os agentes, visto que é uma escola com vários episódios de violência.

Apesar das recentes denúncias de casos de violência em escolas de Ensino Médio, não existe previsão para a ampliação da medida que leva agentes de segurança às escolas.

Andressa Nascimento – Juruá On Line