Fim da Lua de Mel – Lixo e entulho tomam conta da cidade e Marcus Viana começa a ser alvo de criticas

Em vários locais da cidade, o acúmulo de lixo e entulho vem provocando doenças. Esgoto a céu aberto na Bahia prejudica a atividade de comerciantes. Prefeitura deixou de coletar entulhos no Nova Esperança.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com

lixo_01Passados os primeiros 100 dias da gestão do novo prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, a população começa a apresentar os primeiros sintomas de insatisfação. A Operação Inverno que foi o cartão de visita da prefeitura começa a receber criticas. O acúmulo de lixo e entulhos em alguns bairros da cidade mostra a ineficiência nesta coleta. Além de conviver com a sujeira, em diversos locais da capital, o esgoto a céu aberto irrita a população.

Em alguns casos, como o que foi registrado no bairro das Placas, a falta de educação de alguns moradores se soma à ineficiência do serviço de coleta urbana, transformando alguns terrenos baldios em verdadeiros lixões a céu aberto. Nem mesmo placas colocadas que indicam a proibição para a colocação de lixo é capaz de inibir o mau costume de alguns moradores.

Funcionários da empresa Tecnoacre, que convivem com o abuso diariamente, registraram as imagens e enviaram ao ac24horas. Além de proporcionar um visual desagradável, o lixo e entulho acumulado provocam mau cheiro insuportável e o aparecimento de ratos e outros insetos.

No cruzamento da Rua Hosana Carneiro com a Rua São Salvador, no outro lado da cidade, os comerciantes e moradores do bairro da Bahia reclamam de um esgoto à céu aberto que transborda desde o ano passado.

“O mau cheiro afasta clientes e tem prejudicado a saúde de crianças que moram na redondeza”, disse dona Maria Felix, que mora na região. A água podre escorre pela calçada de estabelecimentos comerciais. Os proprietários tem medo de aparecer, mas afirmaram para a reportagem que já fizeram vários pedidos de providências.

No bairro Nova Esperança, a moradora Izabel Garcia Nobre escreveu para a redação do ac24horas pedindo socorro. “Carioca aqui no bairro Nova Esperança, na Rua Avestrus está virando um verdadeiro aterro sanitário” diz a leitora.

Izabel acrescenta que a prefeitura incentivou os moradores a retirarem entulhos e lixos de dentro dos quintais “mas já faz três semanas que ninguém voltou para a coleta. Por favor nos ajude”, apelou a moradora.

Nossa equipe tentou falar com a assessoria de imprensa do prefeito Marcus Viana, mas a jornalista Andreia Oliveira não atendeu às ligações. Na Sensur, o secretário não foi encontrado para falar sobre o assunto. O site da prefeitura informou que a Operação de Inverno está chegando ao fim com resultado positivo. Disse ainda, que nas primeiras horas desta segunda-feira (6), o prefeito Marcus Viana inspecionou frentes de trabalho no bairro Airton Sena. Ainda segundo a estatal, 39 mil toneladas de entulhos recolhidas em 172 bairros.

Lixo_02