Mudanças caracterizam o Enem 2013

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 foram abertas nessa segunda-feira, 13, e prosseguem até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 27 de maio. Devem ser feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): inep.gov.br.

Ao inscrever-se no Enem, o candidato deverá informar seu CPF e cadastrar uma senha. Deverá, também, preencher um formulário com seus dados pessoais e responder a um questionário socioeconômico, entre outras coisas. A seguir, poderá imprimir Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de 35 reais, correspondentes à taxa de inscrições, a qual deverá ser paga somente no Banco do Brasil até o dia 29 de maio.

Estudantes carentes poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. Uma das mudanças em relação ao ano passado é o aumento da faixa de isenção para até 1,5 salário mínimo per capita (em 2012 era de até um salário mínimo). Além dessa, o Inep informa outras mudanças: maior número de profissionais envolvidos na aplicação e correção dos testes e mais rigor na correção das redações.

Em relação às redações, no Enem 2012, algumas correções criaram discussões, como a da redação de um candidato que acrescentou receita de macarrão instantâneo em seu texto e a de outro que incluiu o hino do Palmeiras. Neste Enem 2013, segundo o Inep, serão anuladas redações que fujam decididamente do tema proposto.

Além disso, a diferença entre as notas atribuídas por dois corretores não pode ser maior que cem pontos (no ano passado, era de 200 pontos). Diferença que ultrapasse os cem pontos passará a redação a um terceiro corretor. E caso persista, passará a uma banca de especialistas. Cada corretor ganhará 3 reais por prova, um reajuste em relação ao certame anterior.

As provas do Enem

O Inep estima que cerca de 6 milhões de candidatos se inscrevam no Enem 2013. Nas 24 primeiras horas após a abertura das inscrições, já havia aproximadamente 800 mil inscritos. As provas serão aplicadas em dois dias, 26 e 27 de outubro, às 13h (horário de Brasília).  Informações do Inep dão conta que 600 mil profissionais (coordenadores, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio) estarão envolvidos na aplicação deste Enem, em 15 mil locais distribuídos em 1.632 municípios brasileiros.

No primeiro dia de prova, as questões referem-se a ciências humanas e ciências da natureza; no segundo dia, a linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Para verificar os conteúdos de ensino médio detalhados que cairão nas provas dos Enem, entre outras coisas, acesse o edital no site do Inep.

[ http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2013/edital-enem-2013.pdf ]

Ascom-Ufac, com informações da Ascom-Inep