Acre registra mais de mil novas vagas de emprego, revela Sine

O Acre registrou a criação de mais de mil empregos com carteira assinada, em 2012, segundo informações do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Este ano, nos cinco primeiros, 288 pessoas já deram um novo passo em sua vida profissional para trabalho com carteira assinada.

O Sine tem hoje mais de 26 mil pessoas cadastradas em seu banco de dados. Elas são acionadas quando surge uma oportunidade que se encaixe no seu perfil, os funcionários do sistema fazem um cruzamento desses dados, identificam os possíveis ocupantes da vaga e os encaminham para a seleção.

Apesar do crescimento, o número de vagas criadas ficou menor do que foi registrado no ano anterior. Em 2011, quando foi inaugurado o primeiro shopping acreano foram criadas mais de 1.200 vagas de emprego.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente a 2011 (última edição publicada), o Acre apresenta taxa de desemprego de 4,2%, enquanto a taxa brasileira é de 6,7% e da região norte, 7%. O Acre só fica atrás de Rondônia (3,2) e de Santa Catarina (3,4).

Além do comércio, há também, segundo o governo, uma perspectiva positiva no setor da construção civil com o projeto Cidade do Povo, que deve criar mais 20 mil postos de trabalho em 31 áreas da construção civil durante a construção das mais de 10,5 mil unidades habitacionais, escolas, postos de saúde, órgãos públicos, delegacias e área comercial.

Serão 8.842 empregos diretos e 11.760 indiretos, esses trabalhadores devem impulsionar a indústria e o comércio acreano, pois 7,2 milhões de reais serão injetados todos os meses com o pagamento dos salários desses operários.

Com informações da Agência de Notícias do Acre www.agencia.ac.gov.br