Ele voltou, o Carioca voltou novamente

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com

Depois de causar fissuras no relacionamento entre o Palácio Rio Branco e sindicatos, o assessor especial do governo, Francisco Neponuceno, o Carioca, volta ao cenário de negociações tentando de cara, empurrar o debate de negociação de maio [data base] para a segunda quinzena de novembro.

O encontro com sindicalistas aconteceu durante toda terça-feira, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) e foi aberto oficialmente por Carioca. Estavam presentes além de sindicalistas, o secretário da Fazenda, Mancio Lima Cordeiro e os assessores Antônio Monteiro e Carlos Alberto, além do Procurador Geral Dr. Rodrigo Fernandes.

Segundo Carioca, o governador Sebastião Viana vai prevaricar se anunciar algum amento agora. Mas cedo, o secretário de fazenda do Estado, Mâncio Lima, disse que as perdas com repasses do FPE até o mês de maio, já representam R$ 100 milhões.

“Esse é um compromisso de ordem moral do governador”, disse Carioca.

A proposta foi recusada por todos os sindicalistas presentes. O primeiro a se manifestar foi o sindicalista Abrahão Púpio, representando a AME e APRABMAC. Ele lembrou que em 2011 o governo tinha a mesma postura e cedeu à pressão dos servidores.

“Continuando as reivindicações e negociações apareceram 15%. Continuando ainda um pouco mais surgiram os 20% em 18 meses”.

As demais categorias reivindicaram um calendário individual de negociações que ficou de ser publicado pela estatal de notícias do governo.

Compartilhar