Junho terá temperaturas baixas e volume de chuvas abaixo da média histórica em Rio Branco

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que, ao longo dos anos, junho é o mês em que as temperaturas diminuem cerca de 1,3ºC, em Rio Branco. Segundo o meteorologista Davi Friale, isso acontece devido ao aumento da frequência de penetração e da intensidade de massas de ar frio de origem polar.

O volume de chuvas esperado também será menor, caindo de 101,8mm, em maio, para, apenas, 45,8mm, em junho, ou seja, uma redução de 55%. “No entanto, é bom ressaltar que são dados médios, não implicando, necessariamente, que em maio de 2013 vai chover exatamente de acordo com a normal climatológica”, explica Friale.

A maior quantidade de chuvas registrada, em Rio Branco, neste mês, em apenas 24 horas, foi de 43,3mm, ocorrida em 1974. Também vai chover menos no interior, sendo que a maior redução ocorre na região de Brasileia e Assis Brasil, onde o volume de chuvas é em torno de, apenas, 15mm, em junho.

Em junho, acontecem frentes frias mais frequentes e intensas que provocam o fenômeno da “friagem” de intensidade moderada ou forte. Neste mês, as temperaturas baixam bastante, durante a noite, sendo comuns valores entre 12 e 15ºC, no leste e no sudeste do estado, muito embora haja registro de 7,8ºC, ocorrido em Rio Branco, em 1985.

A tendência é que a temperatura fique abaixo da média, em todo o Acre, principalmente, nas regiões de Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Jordão e Marechal Thaumaturgo, pois as condições atmosféricas estão favoráveis à chegada de frentes frias de forte intensidade, neste mês.
Quanto às máximas, junho é o mês em que elas são as menores do ano, mas, ainda assim, situam-se relativamente altas, entre 28 e 31 graus, mas já foi registrada temperatura de 36,2ºC, na capital acreana, em 1982.

Com informações do Portal O Tempo Aqui www.otempoaqui.com.br