Homenagem ao Barão

Discorrendo sobre a trajetória empresarial e política de um dos nomes mais conhecidos do Acre, o deputado federal Gladson Cameli (PP) fez uma homenagem ao ex-governador Orleir Messias Cameli, na tarde desta quarta-feira,29, na tribuna da Câmara Federal.
Orleir faleceu no dia 08 de maio deste ano, na cidade de Manaus, vítima de um câncer no pulmão, após seis meses de intenso tratamento contra a doença.

O discurso emotivo e objetivo chamou atenção dos demais parlamentares presentes, que se solidarizaram com o sobrinho do ex-governador, entre eles o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR-PE), que classificou Orleir Cameli como o melhor governador da história do Acre.

Em sua fala, Gladson expôs a admiração que sempre nutriu por Orleir Cameli, sendo o ex-governador sua maior referência para cumprir sua missão na terra, entre as quais a de homem público.

Citando várias obras realizadas pelo ex-governador em favor da população acreana, Cameli destacou uma das maiores marcas de Orleir, o investimento na pavimentação das BR’s 317 e 364.

“Meu tio, senhor presidente, senhoras e senhores deputados, foi o responsável pela concretização do sonho dos acreanos, integrando e abrindo portas para o desenvolvimento do nosso estado. O asfaltamento da BR 317, de Senador Guiomard a Brasileia, o asfaltamento da BR 364, no trecho entre Rio Branco e Sena Madureira, que foi reaberto no verão de 1998 após nove anos totalmente fechada. Essas foram conquistas do povo acreano, que então viu a possibilidade de exercer verdadeiramente seu direito constitucional de ir e vir no dia a dia”, disse Cameli.

Gladson também agradeceu as inúmeras manifestações de amor dos acreanos por Orleir Cameli, principalmente da região do Juruá, onde Orleir Cameli e sua família nasceram e vivem, em sua maioria, até os dias de hoje.

Leia a íntegra do discurso:

 

Pronunciamento realizado pelo Deputado Gladson Cameli na sessão da Câmara dos Deputados, em 29/05/2013.

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

É com pesar e emoção, que ocupo esta tribuna na tarde de hoje, para registrar nos anais desta casa o falecimento do ex-governador do Estado do Acre Orleir Cameli, no dia 08/05 do corrente.

Na vida, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, buscamos nos espelhar em pessoas que por alguma razão nos ensinam que na vida temos uma missão na terra, dada por Deus a cada um de seus filhos. Meu tio me ensinou isso, como pessoa e principalmente como homem público.

Orleir nasceu em 16 de março de 1949, no seringal Belo Horizonte, região do Vale do Juruá. Ainda jovem mudou-se para Cruzeiro do Sul onde estudou, se estabeleceu para viver e constituir família. Tornou-se empresário com empreendimentos no Acre, Amazonas e Rondônia.

 

Na vida pública, foi prefeito de Cruzeiro do Sul por um período de 15 meses, no ano de 1994, apesar do pouco tempo frente ao governo municipal deixou o cargo como o melhor prefeito da região, para concorrer às eleições para o governo. Em 1995, foi empossado governador do Estado do Acre.

Em 2012 o ex-governador recebeu da Câmara Municipal de Rio Branco o título de cidadão rio-branquense pelos serviços prestados a capital em sua gestão. Mas, sua missão pública era pelo Juruá. Região que sonhava integrar via BR-364 com a capital acreana. 

Durante sua gestão Orleir Cameli foi responsável pela construção e reforma de equipamentos públicos importantes para o Acre. Entre eles, a construção da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), hoje Hospital das Clínicas; a construção da Delegacia Especializada da Mulher; foi responsável pela aquisição da Balsa Hospital Dr. Manoel Braga Montenegro e por levar serviços de saúde às famílias ribeirinhas da região do Vale do Juruá.

Meu tio, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores deputados, foi responsável pela concretização do sonho dos acrianos, integrando e abrindo as portas para o desenvolvimento do nosso Estado. Através do asfaltamento da BR-317 de Senador Guiomard a Brasileia, o asfaltamento da BR-364 no trecho de Rio Branco a Sena Madureira, além da reabertura da estrada de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul no verão de 1998, depois de nove anos totalmente fechada”, o acriano viu seu direito constitucional de ir e vim no seu dia a dia.

Desta forma presto a meritória homenagem como membro da bancada federal do Acre, para um homem que através de suas ações buscou como cidadão e homem público levar nosso Estado a um patamar digno de todas as famílias acrianas.

Meu muito obrigado a todas as famílias do Estado do Acre,  pela linda homenagem prestada ao ex-governador Orleir Cameli e em especial ao povo do Juruá que não mediu esforços para deixar seu último adeus e prantear aquele que era considerado por eles, como o pai dos pobres.

Muito obrigado.