Palestra aborda resultado de pesquisa com castanhas

Acadêmicos de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveram na tarde desta quarta-feira, 29, a palestra “Manejo de castanheira: devolvendo resultados para a comunidade”, com as pesquisadoras Lúcia Helena Wadt, da Embrapa, e Karen Kainer, da Universidade da Flórida.

A palestra aconteceu na sala ambiente de Engenharia Florestal, com a participação de mais de 60 alunos. Os promotores do evento fazem parte da “Ufac Florestal Júnior”, uma modalidade de empresa formada por 18 acadêmicos do referido curso, a qual atua na prestação de serviços e consultorias.

Segundo o presidente da empresa, Hycaro Silva, o objetivo é melhorar a formação profissional dos alunos, proporcionando um contato com o ambiente de trabalho, funcionando como uma empresa de consultoria. “Trabalhamos com consultoria na área de engenharia florestal, sempre com a supervisão dos professores”, explicou. Foi da

Ufac Florestal Júnior que partiu a mobilização para incentivar a participação dos alunos na palestra.

A pesquisadora Lúcia Wadt explicou, durante a palestra, que iria mostrar a metodologia  utilizada com os seringueiros das colocações da Reserva Chico Mendes e do Seringal Cachoeira, onde o projeto é desenvolvido. “Iremos reproduzir uma reunião tal como fazemos nas comunidades de seringueiros, com uma linguagem acessível, tirando do resultado científico algo que seja útil para eles e valorizando os métodos que eles já utilizam”, relatou.

A atividade faz parte da disciplina Extensão Rural, ministrada pela professora Andreia Alexandre. “A extensão rural é exatamente isso: como chegar ao produtor, somando a parte científica com a popular”, explicou ela.

(Ascom-Ufac)