O padre Paolino Baldassari continua em estado grave na UTI do pronto-socorro de Rio Branco. Em boletim divulgado nesta terça-feira (5), a médica plantonista apontou que o padre adquiriu pneumonia. Ele segue também com choque cardiogênico, DPOC agudizado e insuficiência renal aguda dialítica.
Ontem (4), o padre passou por cirurgia de traqueostomia e está em retirada progressiva do ventilador mecânico, ou seja, respira sem ajuda dos aparelhos. Também foram retirados todos os sedativos. De acordo com o boletim, ele segue sonolento e apresenta movimentos espontâneos nos braços.
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico por meio do qual se cria um orifício na frente do pescoço que dá acesso à traqueia permitindo uma ventilação mecânica prolongada, naqueles casos em que a ventilação espontânea é impossibilitada. Em termos mais populares, é um “buraco na garganta para permitir a passagem de ar”.
O padre completou 90 anos no último sábado (2) e vários religiosos fizerem vigília de oração no hospital. Ele foi internado após uma bradicardia, que é o retardamento do ritmo cardíaco abaixo de uma frequência de 60 batimentos por minutos. O religioso passou mal após o atendimento de rotina que faz aos fieis na paróquia da igreja católica de Sena Madureira.