Gleydison Meireles – da redação de ac24horas
ggreyck@gmail.com
A greve dos professores da rede pública estadual e municipal chegou ao seu 16º dia e mais de 70% das escolas em todo o Acre paralisaram suas atividades, de acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac).
Segundo João Sandin, presidente do Sinteac a categoria tem aderido em quase sua totalidade o movimento grevista, onde apenas cerca de 30 escolas, na capital, que continuam com suas atividades normais, usando os professores provisórios para ministrar as aulas.
“Temos hoje mais de 70% de todas as escolas em todo o Estado com suas atividades paralisadas, em Rio Branco são cerca de 30 escolas que ainda mantem as aulas e para isso estão contando com os serviços dos professores provisórios”, disse Sandin.
Ainda de acordo com Sandin, uma comissão de membros do sindicato e do comando de greve estão visitando as escolas que ainda não aderiram a greve para explicar aos servidores a importância do movimento e pedir a paralisação das atividades.
“Estamos visitando as escolas que ainda estão funcionando e explicando aos companheiros a importância do movimento, que está travando uma batalha com o governo, brigando por melhorias para toda a categoria. Hoje pela manhã estivemos nas escolas do segundo distrito e a tarde voltaremos a essas escolas, nosso objetivo é paralisar 100% da categoria”, destacou o sindicalista.
Amanhã a comissão estará visitando escolas do bairros Estação Experimental, Nova Estação, Tangará, Tucumã e Universitário.