Centro de Atendimento ao Turista, antigo Bar Municipal, vira “casa” para moradores de rua no centro

90ccf9bc-435b-4468-aff1-46ddd1db4e36Fechado há meses para reforma, o Centro de Atendimento ao Turista instalado no antigo Bar Municipal, na Praça Povos da Floresta, no centro de Rio Branco, foi transformado em “casa” de moradores de rua.

57977d0e-cbc8-4f28-9a35-51686ca26124Dois adolescentes, um de 17 e outro de 14, ambos usuários de drogas, comem e dormem no local há dois meses. No local há lençóis e até uma rede. Foi o que constatou nesta quinta-feira, 05, a reportagem de ac24horas.

À reportagem, eles afirmaram que tem o cadeado que dá acesso ao lugar. “Só a gente dorme aqui. Mais ninguém”, disseram.

Procurada, a secretária de Turismo do Estado, Rachel Moreira, informou que as atividades do centro de atendimento turístico foram transferidas para o Palácio Rio Branco e o Memorial dos Autonomistas. A princípio houve uma tentativa de manter a central de informações aberta, mas por falta de recurso para a contratação de serviço terceirizado o local acabou fechado.

Ela informou que não há serviço de reforma previsto para o local, ao contrário do que diz o aviso afixado na porta do prédio. A secretária também salientou que pediu ao Município a cessão de uso do espaço com a intenção de promover uma licitação com o objetivo de transformar o local em um ponto comercial nos mesmos moldes do antigo Café do Teatro.

“É um prédio da prefeitura que foi cedido pra Secretaria de Obras do Estado e era ocupado pela Secretaria de Turismo. Como nós não tínhamos dinheiro pra terceirizar o serviço no prédio nós pegamos os servidores e colocamos no Palácio Rio Branco e no museu do Memorial dos Autonomistas. Nós fizemos um pedido a prefeitura de Rio Branco pra que a gente pudesse fazer uma cessão de uso daquele espaço.”

c1fcf9ee-f5a2-4318-87a0-82344bc8eba3