O Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) iniciou operação contra queimadas urbanas em Cruzeiro do Sul (AC). Outros órgãos como Ministério Público (MP), Polícia Militar (PM) e Secretaria de Meio Ambiente também participam da ação.
De acordo com o gerente local do Imac, Igor Neves, neste período que encerram as chuvas e inicia o verão, é comum que os moradores realizem queimada de entulho no fundo dos quintais.
“Já é corriqueiro de um ano para o outro, assim que termina o inverno, as pessoas fazerem essas queimadas dos entulhos, e isso tem gerado muitas denúncias”, explicou.
Cerca de 12 servidores estão envolvidos nesta operação, que deve acontecer todos os dias, no fim da tarde.
“Todo e qualquer tipo de atividade do Imac, e de outras instituições, tem o caráter didático e pedagógico, levando a educação ambiental, no entanto temos em nossa base de dados aquelas pessoas que já foram notificadas anteriormente, e se forem flagradas novamente sofrerão sanções”, disse.
Na zona rural é permitida a queima de um hectare por propriedade, mas que devem estar munidas da licença do Imac. Com informações do site Juruá online