Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nas ruas fica evidente que cresceu o número de bicicletas elétricas em Rio Branco. O uso desse veículo deve atender a regras previstas na legislação de trânsito, mais especificamente à resolução 315 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“O Contran equiparou os ciclo-elétricos aos ciclomotores, ou seja, veículos cuja velocidade máxima não ultrapassa 50 km/h, portanto, é necessário que o ciclista possua uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira de Habilitação, tenha o veículo registrado e faça uso dos equipamentos obrigatórios para condução nas vias públicas”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
Para esclarecer essas normas, o Detran irá promover uma campanha para orientar os condutores à correta utilização desses veículos. Condutores de bicicletas comuns também serão conscientizados sobre os cuidados no trânsito.”Já fazemos a adesivagem refletiva. Queremos conscientizar também os condutores de bicicletas elétricas para que eles as utilizem dentro das normas de trânsito”, afirma.
Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre