O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil enviou ofício à Seccional Acre comunicando a criação da Comissão Especial da Memória, Verdade e Justiça da OAB, solicitando, ainda, as providências necessárias para a identificação de advogados e/ou familiares que militaram na defesa de ex-presos políticos ou que foram vítimas do Regime da Ditadura Civil Militar implantado em 1964.
O programa consiste na coleta de documentos e depoimentos que serão enviados à Comissão Especial do Conselho Federal. As informações irão contribuir para o resgate e a construção da memória e verdade da participação da advocacia nacional e da OAB no combate ao Regime de Exceção que se estendeu durante o período de 1964 a 1985.
A Comissão Especial da Memória, Verdade e Justiça da do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, foi criada por meio das portarias 92 e 2232013, da Presidência da entidade. Ela é composta pelos seguintes membros: Henrique Neves Mariano (Presidente), Ruy Hermann Araújo Medeiros (Vice-Presidente), Eduardo Antônio Leão Coelho (membro), San Martin Coqueiro Linhares (membro) e Marci Soleto Felippe (membro).