Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com
Caravana do Acre embarca na madrugada deste domingo (21) para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, evento que contará com a presença do Papa Francisco. Antes do embarque, o Padre Macoy, da Igreja Católica do Acre falou com exclusividade ao ac24horas das expectativas dos cerca de 170 jovens do estado que participam da programação entre os dias 23 e 28 de julho. Segundo Macoy todas as inscrições foram feitas para a Missa de abertura, as catequeses, shows com bandas católicas, programações e visitações em museus e o encontro com o novo Papa.
O sacerdote concedeu entrevista no Salão Paroquial da Igreja Santa Cruz, no bairro Tancredo Neves. Ele disse que o Papa Francisco entende de modo especial a cultura e a simplicidade do povo brasileiro, “sabe o modo como vivemos”, disse. Na semana missionária, os jovens vivenciaram a preparação nas dioceses para representar bem o Acre no encontro. O padre destacou o fogo que ascendeu com a vinda do novo Papa no Brasil, citando que a campanha da fraternidade tem como tema central: a juventude. Ele lembrou João Paulo II.
“Cada idade tem a sua juventude, descubra a sua e encontrará nela o verdadeiro jeito de ser feliz”, lembrou Macoy.
O religioso acrescenta que o jeito carismático do Papa Francisco relembra João Paulo II. Para Macoy a virtude de improviso no discurso do novo Papa mostra claramente o raciocínio da Igreja. Colocar cada pessoa como Igreja é o novo desafio do milênio na opinião do sacerdote.
Indagado sobre do que espera que a juventude aprenda neste encontro com o Papa Francisco, ele disse que “os jovens devem se tornar Igreja e trazer essa realidade, essa experiência na troca de informações com jovens de outros países para uma nova vivência no Acre”, concluiu.
A dois dias da sua chegada ao Brasil, o papa Francisco enviou neste sábado (20) mensagem aos fiéis que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28, no Rio de Janeiro. Por intermédio da sua conta na rede social no Twitter (@pontifex), o papa disse: “Caríssimos jovens, eu sei que muitos de vocês estão a caminho do Rio de Janeiro. Que o Senhor os acompanhe ao longo do caminho”.