Mudança climática “aquece” o comercio da capital acreana

Gleydison Meireles – da redação de ac24horas.com
ggreyck@gmail.com

A queda brusca na temperatura em Rio Branco, ocorrida na manhã desta terça-feira (23), está possibilitando aos comerciantes do centro da capital “desencalhar” as centenas de agasalhos e roupas de malha de seus estoques. O intenso frio, anunciado há cerca de uma semana, chegou forte e alavancou as vendas dos comércios de confecções.

Em uma das lojas de comercio popular mais tradicional de Rio Branco, O Formigão, os funcionários comemoram um aumento de mais de 60% nas vendas, onde o movimento triplicou de um dia para o outro.

“Nos últimos dias as vendas estavam paradas, dias de pouco movimento, mas hoje, com a chegada da friagem tudo mudou, tiramos do estoque todos os nossos agasalhos e roupas para o frio, já repomos as gondolas várias vezes e calculamos um aumento de ontem para hoje de mais de 60%. Se for o caso estudamos a possibilidade de estender em uma hora o horário de fechamento da loja”, afirmaram os funcionários.

O comercio informal também aproveitou a mudança climática para garantir uma renda extra. O autônomo Alberto Oliveira aproveitou o clima frio para vender o estoque de luvas e toucas de lã.

De acordo com o vendedor, que instalou seu ponto de venda nas proximidades dos Correios, na Rua Epaminondas Jácome, desde o início da tarde já havia vendido mas da metade do estoque que estava encalhado.

“Esse frio veio em boa hora, só nesta tarde já vendi o que vinha vendendo durante a semana, se continuar assim até o final da semana o vou superar o faturamento mensal”, comemora o ambulante.

De acordo com o portal otempoaqui.com.br a temperatura, em Rio Branco, para os três próximos dias (quarta, quinta e sexta-feira), a mínima oscila em torno de 8ºC a 10ºC graus e a máxima fica entre 17ºC a 26ºC.