A denúncia de que técnicos, auxiliares e enfermeiros estariam sendo explorados no Hospital do Juruá chegou ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho (MPT), através do Sindicato da categoria.
Carga horária excessiva, baixos salários e ameaça de demissão figuram entre as principais denúncias. Os profissionais são servidores da Associação Nossa Senhora da Saúde, entidade filantrópica que presta serviços para o governo estadual no Hospital do Juruá.
“Graças a Deus que o sindicato está vindo. Estamos trabalhando 48 horas semanais, ganhamos apenas R$ 720 e estamos sob constantes ameaças de perder o emprego”, disse um deles.
Também foi denunciado possível desvio de finalidade. Segundo eles, o governo do estadual repassa R$ 1.800 para o pagamento dos salários dos técnicos, mas parte desse montante seria desviada para o pagamento de médicos e outros profissionais. “Ganhamos menos do que o pessoal da limpeza do hospital”, declarou outro.
O Hospital Regional do Juruá é administrado por um convênio entre o governo do Estado e a Associação Nossa Senhora da Saúde (ANSSAU), que representa quatro congregações religiosas.
Da redação ac24horas
Com informações do site Tribuna do Juruá