Acre recebe R$ 6 milhões para manter abastecimento de água no período de estiagem

A Defesa Civil Nacional liberou R$ 6 milhões para o Acre para manter o fornecimento de água nas cidades que dependem do Rio Acre para captação.

Segundo o diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita, o recurso deve ser aplicado no aluguel de bombas flutuantes, equipamentos e carros-pipas. “De Assis Brasil a Porto Acre, incluindo Rio Branco, esse recurso veio para cobrir as dificuldades que nós podemos ter por conta da seca do Rio Acre,” ressaltou.

A liberação do recurso se deve ao decreto de situação de emergência em Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, publicado no Diário Oficial do dia 3 de junho deste ano. A população total desses municípios chega perto dos 400 mil habitantes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual Carlos Gundim foi elaborado um plano de resposta com orçamento da necessidade de acordo com a situação do nível do rio.

Na manhã desta sexta-feira (2), o nível do Rio Acre em Rio Branco registrava 2,11 metros. Para que as três bombas de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA II) funcionem 100%, são necessários oito metros de lâmina d’água.

Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre